18.4.17

POR QUÊ ASSISTIR "13 REASONS WHY"?

Quando uma história chama tanto a atenção do público que tem seus direitos comprados para a produção de um filme ou série, já imaginamos que será bom, não é mesmo? Na maioria das vezes estamos certos, é claro. Muitas produções de sucesso disponíveis na Netflix nasceram de histórias anteriormente publicadas apenas na literatura. Cito aqui, por exemplo; Orange is the new black, Shadowhunters, The Hundred, The Vampire Diaries, The Walking Dead, Gossip Girl e muitos outros. O livro, para vocês terem uma ideia, está  esgotado em diversos lugares por aí.


Outro fato bacana sobre a série, é que a  produtora executiva da trama é ninguém menos que Selena Gomes, a diva pop mais queridinha do momento.  Sel investiu sua grana no projeto, tornando possível que o livro se tornasse uma série de sucesso muito bem produzida.


“13 reasons why” ou “Os 13 Porquês” é a história de Hannah Baker e os motivos por trás do seu suicídio. Desde o princípio da trama conhecemos um lado meigo, engraçado e divertido da Hannah e aos poucos, conforme as coisas vão se desenrolando, acompanhamos de perto nossa protagonista perder as cores, as forças, a esperança.


Hannah era novata na escola e tinha tudo para dar certo. Não fosse é claro, o fato de ter confiado nas pessoas erradas. Uma simples foto tirada de mal ângulo em um encontro com o garoto mais popular do colégio, é a ruína da garota, que passa a ser difamada na escola e a sofrer bullying e assédio de todos os lados. Ninguém quer ser visto ao lado da “vagabunda” do colégio.


Ao final de tantas desgraças, que acredite, você precisa assistir para crer, enfrentadas por Hannah e após ter tentado tantas vezes pedir ajuda, a garota corta os pulsos (no livro, ela se mata com a ingestão de remédios).

Poderia ser só mais uma história triste se Hannah é claro, não tivesse gravado 13 fitas (isso mesmo, nada de pen drive ou DVD) cassetes contando exatamente quem são os culpados por sua decisão e o que cada um dos culpados fez para merecer ser citado nas fitas.


O único sobre o qual vou falar mais intensamente aqui é o garoto das imagens acima; Clay. Ele que esteve apaixonado por Hannah mas falhou ao não ter coragem para assumir isso e se colocar em defesa da garota. Ele que está absolutamente perdido desde a morte dela. Ele que está louco para descobrir porquê está nas fitas e o melhor, aquele que tentará fazer justiça.

É uma história profunda, reflexiva e que com toda certeza me deixou mal. Eu mesma já enfrentei depressão e passei por situações em que o suicídio me pareceu a saída mais fácil. Precisei encontrar força nas pessoas que amo e estou aqui hoje. O suicídio é realmente uma questão importante mas ao mesmo tempo difícil de ser abordada e a série “Os 13 porquês” veio para abrir os olhos de quem acha que depressão é uma forma de “chamar atenção”.


Super indico e recomendo a série. Prometo que as personagens e suas histórias irão ficar conversando com você por dias, até mesmo depois de terminar de assistir o último episódio.

2 comentários:

  1. Olá Kate, tudo bem?
    Já li o livro e fiquei satisfeita com o resultado da série. Teve algumas diferenças, é claro, mas não me incomodaram. Essa série é um assunto que tem que ser discutido e espero que tenha ajudado muita gente.
    OBS: Sua resenha está ótima,mas acho que você colocou um spoiler muito grande (como a Hannah morreu).Quem ainda não viu, pode não gostar, seria bom avisar. :)
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito assistir e ler o livro, já faz tempo que tô enrolando. Ter a Selena Gomez como produtora é um plus, mas só pela história já quero muitooo ver. O assunto é super atual e necessário, serve pra alertar todo mundo :)

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir